Elementos da Comunicação visual
O Design encontra-se presentes nos diversos seres e objetos que nos rodeiam, sendo, por isso, de fácil descodificação. Os seus elementos base são os seguintes: ponto, linha, forma, direção, tom, cor, textura, escala, movimento.
- Ponto
O ponto é considerado a unidade de comunicação visual mais simples e básica. Apesar disso, possui um enorme poder de atração sobre o ser humano. São capazes de criar a ilusão de cor quando se encontram em grande número e justapostos.
- Linha
- Forma
Nas artes visuais, a linha articula a complexidade da forma. Existe três tipos de formas: quadrado, triângulo e circulo, possuindo cada uma delas caraterísticas específicas. A estas formas encontra-se ainda associado certos significados: o quadrado esta ligado à honestidade e integridade; o triângulo remete para a tensão e conflito, e por fim, o circulo está associado à infinitude e proteção.
- Direção
A direção é um dos elementos com mais carga simbólica. As formas básicas expressam três direções visuais elementares: quadrado, horizontal e a vertical; o triangulo, a curva , o circulo e a diagonal. Cada uma destas direções visuais possui um forte significado que lhe esta associado, permitindo a criação de fortes mensagens visuais. A referência horizontal -vertical encaminha para um campo de estabilidade e equilíbrio. A direção diagonal é o oposto da anterior, remetendo para a instabilidade. Por sua vez, as forças direcionais curvas estão ligadas à repetição e abrangência.
- Tom
As diversão variações de luz e tom tornam possível diferenciar a complexidade da informação visual que recebemos. Essa distinção só é possível acontecer quando existe uma oposição, ou seja, o ser humano apenas consegue distinguir o escuro quando este se encontra próximo do claro. A situação inversa também se verifica.
- Cor
A cor possui uma enorme importância para a comunicação visual devido a grande quantidade de informação que transmite, proporcionando uma forte experiência visual. As diversas cores existentes estão associadas a vários significados e simbolismos.
A cor possui três dimensões. A matriz, que se trata da cor em si. Apesar de existirem mais de cem, é possível destacar três matrizes primárias: amarelo, vermelho e azul, sendo que cada uma delas representa caraterísticas essências. O amarelo é a cor que se encontra mais próxima da luz; o vermelho transmite emoção e ação; enquanto o azul é mais passivo e suave. É possível obter novos significados quando estas cores se associam através de misturas. A segunda dimensão da cor é a saturação, ou seja, a pureza da mesma. A cor saturada é simples e marcada por uma neutralidade cromática, que pode mesmo conduzir a ausência de cor, tornando-se subtil e repousante. Uma maior saturação de um objeto transporta consigo uma maior carga emocional. A terceira dimensão da cor é a cromática, tratando-se esta do brilho relativo, do claro ao escuro, das gradações tonais ou de valor.
A cor é um dos elementos mais emocionais no processo visual, já que esta associada a uma enorme subjetividade, marcada não só pelo contexto em que esta inserida mas também pelo simbologia da coloração para quem a vê.
- Textura
A textura é um elemento visual que permite substituir as carateristicas de outro sentido, ou seja , o tacto. De facto, é possível apreciar uma textura com qualquer um destes sentidos ou através mesmo de uma conjugação de ambos.
- Escala
A escala é um dos elementos da comunicação visual que permite definir e modificar todos os outros. Contudo, este é um conceito bastante relativo, sujeito a várias modificações. O que antes era grande pode passar a ser pequeno se existir uma modificação visual no ambiente que o rodeia.
- Dimensão
A dimensão é um elemento bastante dependente da ilusão, sendo representada nas diversas composições (fotografia, cinema, televisão) através da técnica da perspetiva. Os seus efeitos podem ainda ser realçados pela manipulação das cores e luz. Apesar disso, a dimensão também existe no mundo real sendo bem visível no desenho industrial, no artesanato, na escultura e na arquitetura.
- Movimento
Este elemento está frequentemente implícito no modo visual, apesar de ser uma dominante na experiência humana. De facto, a ideia do movimento é bastante complexa e difícil de alcançar nas composições visuais estáticas, já que existe o risco de distorcer a realidade. Contudo, esta encontra-se implícita em tudo aquilo que existe ao nosso redor, sendo um elemento dinâmico.
Bibliografia:
- DONDIS, Donis
A. A sintaxe da linguagem visual. São Paulo: Martins Fontes, 1991
- ARHEIM,
Rudolf / Arte & Perceção Visual / Ed. Pioneira (Editora da Universidade de
São Paulo), São Paulo, 4ª Edição, 1988
Sem comentários:
Enviar um comentário