quinta-feira, 27 de abril de 2017

#Proposta 3 - A Psicologia da Cor


A cor é percebida pelo ser humano através da visão, responsável por conduzir a informação ao cérebro. A cor, é portanto, um forte estimulo, que é capaz de gerar diferentes reações nos diferentes indivíduos.

Os psicólogos consideram que através da cor o ser humano consegue expressar as suas emoções e os seus sentimentos. Assim, estamos perante a psicologia da Cor. Esta teoria afirma que a cor possui a capacidade de influenciar comportamentos e atitudes.
Contudo, é também importante referir que a cor encontra-se associada as diversas realidades culturais. De facto, uma cor possui diferentes significados consoante a cultura em que esta estiver inserida. Um exemplo, é o preto. No ocidente, esta cor é associada ao luto e morte, enquanto na India e na China a cor associada a este tipo de situações é o branco. Como tal, é possível perceber que os significados das cores mudam em conformidade com o tempo e o espaço.
Apesar destas diferenças culturais, existe também cores que possuem uma associação universal. Por exemplo, cores como vermelho, laranja e amarelo tendem a ser associadas a cores quentes, transmitindo e suscitando sentimentos idênticos (carinho, saúde, amor) em toda a população. O mesmo acontece com as cores frias, como azul, verde e cinzento, normalmente associadas à calma, paz, depressão.
A imagem que se segue demonstra alguns dos significados que podem estar associados as inúmeras cores existentes:

Segundo o mesmo estudo, existe cores mais e menos apreciadas pela população. Entre as mais apreciadas destaca-se o azul, verde e vermelho. Enquanto, as cores menos apreciadas são o castanho, rosa e cinzento.



FONTES:


LIMA, Ricardo Oliveira da Cunha. Análise da infografia jornalística. 2009.

Heller, Eva (2004), Psicología del Color, GG

Wong, Wucius / Principios del diseño en color / Ed. GG Diseño, Barcelona


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