A cor é percebida pelo ser
humano através da visão, responsável por conduzir a informação ao cérebro. A
cor, é portanto, um forte estimulo, que é capaz de gerar diferentes reações nos diferentes
indivíduos.
Os
psicólogos consideram que através da cor o ser humano consegue expressar
as suas emoções e os seus sentimentos. Assim, estamos perante a psicologia
da Cor. Esta teoria afirma que a cor possui a capacidade de influenciar
comportamentos e atitudes.
Contudo, é
também importante referir que a cor encontra-se associada as diversas
realidades culturais. De facto, uma cor possui diferentes significados
consoante a cultura em que esta estiver inserida. Um exemplo, é o preto. No
ocidente, esta cor é associada ao luto e morte, enquanto na India e na China a
cor associada a este tipo de situações é o branco. Como tal, é possível
perceber que os significados das cores mudam em conformidade com o tempo e o
espaço.
Apesar
destas diferenças culturais, existe também cores que possuem uma associação
universal. Por exemplo, cores como vermelho, laranja e amarelo tendem a ser
associadas a cores quentes, transmitindo e suscitando sentimentos idênticos (carinho, saúde,
amor) em toda a população. O mesmo acontece com as cores frias, como azul,
verde e cinzento, normalmente associadas à calma, paz, depressão.
A imagem que
se segue demonstra alguns dos significados que podem estar associados as
inúmeras cores existentes:
Segundo o mesmo estudo, existe cores mais e menos apreciadas pela população. Entre as mais apreciadas destaca-se o azul, verde e vermelho. Enquanto, as cores menos apreciadas são o castanho, rosa e cinzento.
FONTES:
LIMA, Ricardo Oliveira da Cunha. Análise da infografia
jornalística. 2009.
Heller, Eva (2004),
Psicología del Color, GG
Wong, Wucius /
Principios del diseño en color / Ed. GG Diseño, Barcelona
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