A realização deste terceiro projeto, a infografia jornalística, foi permitida através da execução de diversos passos. Primeiramente, foi fundamental selecionar o tema e de seguida, a notícia que estaria na base desta infografia.
De seguida procedeu-se à recolha de infografias com o objetivo de obter inspiração. A realização desta pesquisa permitiu-nos conceber uma ideia uniforme do que gostaríamos que fosse o nosso projeto final. Como tal, considerámos importante ter presente gráficos, elementos visuais atrativos e desde o início, surgiu, por conselho da professora, a ideia de colocar o relógio presente na mesma. Ao longo do projeto foi necessário melhorar as ideias inicias e abandonar outras que se demonstraram irrealizáveis.
Para a concretização desses objetivos, selecionamos os dados que seriam utilizados na nossa infografia, como tal procedemos a uma seleção ponderada dos dados mais relevantes. Assim, ao longo da execução desta infografia foram trabalhados os seguintes aspetos: O que se faz nas redes socias; as redes sociais mais utilizadas pelos portugueses; o tempo despendido em pcs e tablets; o tempo gasto diariamente nas redes socias por sexo; os dispositivos mais utilizados para aceder às mesmas e as horas de maior acesso.
COR
A cor é bastante importante na infografia porque para além de comunicar com o observador pode influenciar a mensagem transmitida. A cor predominante no nosso trabalho é o azul, porque capta rapidamente a atenção de quem observa e porque é uma cor bastante utilizada nos ícones das redes sociais.
Utilizamos o preto porque apesar de ter uma conotação negativa, é uma cor que se destaca e foi utilizada principalmente em pontos que merecem especial atenção, como o tempo que os portugueses gastam em média nas redes sociais ou em dispositivos de acesso às mesmas.
O branco foi utilizado no título e subtítulos porque confere um excelente contraste com o azul e harmoniza a informação dando alguma neutralidade. O cinzento foi utilizado devido à estabilidade, solidez, firmeza e consistência que proporciona.
Acima de tudo estas cores conferem à infografia coerência porque combinam esteticamente entre si.
TIPOGRAFIA
No que diz respeito à tipografia, apenas utilizamos um tipo de letra: Bebas Neue porque apesar da importância da letra em qualquer tipo de composição tipográfica, foi reduzida a utilização de texto nesta infografia.
Achámos que este tipo de letra consegue transmitir a mensagem visto que apenas foi utilizado nos títulos, no lead e outros apontamentos como números. É um tipo de letra que apenas permite letras maiúsculas o que faz com que capte rapidamente a atenção. O facto de ser uniforme traduz a regularidade que pretendíamos demonstrar.
GRÁFICOS
Os dados presentes na infografia foram retirados da notícia que selecionamos mas também de uma pesquisa realizada posteriormente, como já foi mencionado.
Após obtermos esses dados (ex. o que se faz nas redes sociais), procurámos criar uma forma atrativa e visual de os expor.
Desde o início e tendo em conta o tema escolhido, o nosso desejo era que nesta infografia tivessem presente os símbolos das redes sociais e também elementos ligados aos novos aparelhos tecnológicos, responsáveis pelo avanço das redes socias.
Para isso, optamos por colocar o computador, tablet e telemóvel nos dados sobre: dispositivos utilizados em percentagem e também as horas gastas nas redes sociais.
Por sua vez, o relógio foi uma sugestão bastante positiva da professora, uma vez que se enquadra na nossa infografia e permite de uma forma original transmitir a informação que pretendíamos.
Relativamente aos dados sobre o tempo gasto diariamente nas redes socias por sexo, decidimos utilizar uma figura feminina e outra masculina já que era a forma mais expressiva e clara de demonstrar as diferenças entre os dois. Além de se perceber rapidamente o objetivo da utilização dos dois elementos, as cores permitem identificar o sexo a que se refere.
O gráfico: O que se faz nas redes sociais foi criado de forma a conferir um maior dinamismo ao trabalho e permitir uma fácil leitura do mesmo.
A mesma situação se verifica com o gráfico: redes sociais mais utilizadas pelos portugueses. Neste optou-se pela construção de um gráfico de barras e onde se incluem os símbolos de cada rede social o que facilita a compreensão do mesmo e capta rapidamente a atenção do observador.
Concluindo, A elaboração desta composição infográfica resultou numa apresentação visual atrativa e carismática da forma como as redes sociais estão presentes no nosso quotidiano e como são utilizadas. Com os gráficos e as figuras criámos um projeto informativo, mas que não é aborrecido, pois aborda os dados com um estilo mais descontraído, devido às cores e às formas.
O resultado da infografia permite perceber facilmente quais são as redes sociais mais utlizadas pelos portugueses, as principais atividades, os dispositivos que usam para aceder, assim como o tempo que investem nas redes sociais. Logo, o resultado foi bem conseguido.